1 de jun. de 2011

O Campo e a Cidade na Luta pela Vida!

A luta pela garantia da terra é hoje uma das causas de maiores conflitos, ameaças e mortes em nosso Estado. Em 30/out/2010, o líder quilombola da Comunidade do Charco em São Vicente Férrer, Flaviano Pinto Neto foi executado com 07 tiros à queima-roupa. Outra liderança da comunidade, Sr. Manoel do Charco, está sendo ameaçada de morte e hoje está protegida 24hs por equipe da Força Nacional. Nada está sendo capaz de deter as ameaças dos executores, ainda mais após a concessão de ordem de salvo-conduto pelo Tribunal de Justiça/MA. Dia 27/maio/2011, a comunidade novamente foi vítima de atentado em virtude de sua luta pela regularização do território. Por volta das 21hs, a casa do vice-presidente da Associação dos Quilombolas do Povoado Charco,. Sr. Almirandi Pereira, foi alvejada com 03 tiros de calibre 380 (o mesmo que matou Flaviano).

Diante dessa situação alarmante de descaso do Poder Público com os trabalhadores rurais juntamente com o sofrimento vivido pelos trabalhadores urbanos, que são constantemente alvo de ameaças e de despejos forçados por conta da especulação imobiliária é que conclamamos todos aqueles que se indignam e se solidarizam com esse cenário de opressão em nosso estado a se unir na luta por condições dignas de vida!

Os trabalhadores rurais e urbanos se unirão a partir de quarta, dia 01/06, num acampamento na Praça Benedito Leite (ao lado da Igreja da Sé). As visitas podem ocorrer em qualquer horário do dia. Na quinta, dia 02, a partir das 8h, ocorrerá uma grande mobilização denunciando a violência no campo e na cidade e do corte de recursos destinados para essa área pelos governos federal e estadual.

Todos estão convidados a conhecer um pouco mais das comunidades e se unir nessa causa!



“ Os que virão, serão povo, e saber serão, lutando." (Thiago de Mello)