11 de set. de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO




O Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP) Negro Cosme vem a público expor fatos recentes que envolveram o seu nome e se posicionar acerca deles.
Há alguns dias, integrantes do NAJUP Negro Cosme foram procurados por um membro da diretoria do Centro Acadêmico Primeiro de Maio (CAIM), gestão “Para além da direita e da esquerda” para tratar a respeito de recente fato em que um professor foi acusado de preconceito sócio-racial por alguns alunos em um jornal de grande circulação da capital ludovicense. Tal membro afirmou às integrantes que os membros do CAIM acreditavam que o NAJUP Negro Cosme estivesse envolvido com a denúncia em questão e com a matéria jornalística publicada. Disse também que se formara uma comissão entre os diretores do centro acadêmico para apurar os responsáveis pelo caso, e que, uma vez que há entre tal diretor e as integrantes do NAJUP um laço pessoal, ele não poderia integrar a comissão supracitada, pois correria o risco de com elas entrar em conflito, uma situação pela qual ele não gostaria de passar.
Diante do exposto, o NAJUP Negro Cosme torna pública sua reprovação a tal atitude dos membros da diretoria do CAIM. O NAJUP é um núcleo de pesquisa e extensão que completa, neste ano de 2011, onze anos de existência e firme atuação na defesa dos direitos humanos, não só fora do âmbito da universidade (inclusive nacionalmente, por meio da Rede Nacional de Assessorias Jurídicas Universitárias, a qual o NAJUP compõe), mas dentro desta também. Durante esse tempo, sua atuação sempre foi pautada em princípios sólidos de ética, transparência e diálogo, no intuito de ajudar na construção de uma sociedade – e uma universidade – mais justa e igualitária.
Em consonância com tais princípios, o NAJUP Negro Cosme nunca escondeu seu repúdio a toda forma de autoritarismo, preconceito e intimidação e sempre louvou o protagonismo estudantil, se posicionando com clareza e responsabilidade em todos os seus âmbitos de atuação. Entretanto, claro está também que nunca encampamos demandas das quais não temos conhecimento, tal como o caso descrito na reportagem.
Questiona-se, principalmente, o objetivo da referida comissão a qual, diante da conversa acima narrada, mostrou seu teor inibitório em relação aos alunos envolvidos na denúncia. Foi implementada sem que se tenham dado explicações minimamente consistentes sobre sua intenção e seus métodos à comunidade acadêmica, não obstante ter sido publicada uma nota no site Facebook a respeito (publicação esta que se deu após o membro do CAIM ter procurado as integrantes do NAJUP Negro Cosme, frise-se). O que está ali disposto não elucida precisamente como será o funcionamento da comissão, o que, no entendimento do NAJUP, é necessário a um centro acadêmico comprometido com a verdade e transparência e com a comunidade acadêmica, sobretudo com os estudantes.
O NAJUP Negro Cosme vem aqui, em suma, reiterar que em respeito ao núcleo e sua história, alicerçada em valores sólidos que têm acompanhado os seus membros mesmo após a graduação, sua veemente rejeição a práticas que entendemos apenas perpetuar um sentimento de desconfiança e mal-estar entre os estudantes – que deveriam formar um corpo unido, pois nada, além disso, se consegue quando se age de forma obscura, oculta.
Vem também esclarecer que, caso se reconheça como necessário que o NAJUP ou qualquer um de seus integrantes venha a prestar informações sobre qualquer assunto, colocamo-nos sempre à disposição para colaborar com todo processo que venha a agregar bons frutos para a UFMA, e principalmente para os nossos colegas estudantes. Entretanto, pedimos que isso seja feito de forma clara e explícita, pelas vias corretas.
Queremos destacar ainda, sem entrar no mérito da situação descrita inicialmente, que acreditamos que os estudantes não precisam ser manipulados para que venham a expor aquilo que pensam e muito menos que devam ser “caçados” e condenados por isso. Marcamos, assim, nosso elevado desejo de que os fatos sejam analisados com responsabilidade e imparcialidade para que as melhores providências possam ser tomadas em relação às situações que lhes ensejaram.


NAJUP Negro Cosme