23 de set. de 2011

PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS MEMBROS (PIN)







 NAJUP NEGRO COSME

O NAJUP Negro Cosme – Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Negro Cosme – é um núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Maranhão que desenvolve a prática da Assessoria Jurídica Popular e da Educação Popular em Direitos Humanos, sempre buscando uma atuação junto às comunidades e movimentos sociais. O NAJUP atua, principalmente, através da realização de oficinas, onde, de forma lúdica e participativa, os temas são trabalhados. O saber é construído coletivamente, por meio do diálogo entre o conhecimento acadêmico dos estudantes e a vivência prática da comunidade. Os temas abordados nas atividades do grupo estão relacionados aos Direitos Humanos e à prática da cidadania e são trabalhados a partir da demanda concreta das comunidades e/ou movimentos sociais. Dentre suas atividades, há ainda a realização de plano de estudos, com a leitura prévia e posterior debate de obras e textos de autores, cujas produções se relacionam direta ou indiretamente com as temáticas trabalhadas pelo núcleo.

POR QUE PARTICIPAR?

A participação nas atividades desenvolvidas pelo NAJUP permite ao estudante do curso de Direito uma experiência riquíssima através do contato com a realidade social fora da academia. Tal vivência proporciona um amadurecimento da teoria, antes restrita às salas de aula e, que através das atividades passam a integrar uma rede lógica de relações sociais complexas. É a própria aplicabilidade do direito através de ações humanistas de acesso à justiça e educação popular. Assim, o NAJUP objetiva promover uma formação interdisciplinar, voltada para o engajamento político dos acadêmicos para com as demandas populares e estimular a prática da pesquisa, tendo por base as ações extensionistas. 

PROJETO “PÉS NO CHÃO”

O núcleo desenvolve atualmente um projeto junto à comunidade “Todos os Santos”, localizada no Paço do Lumiar, cujo foco é a regularização fundiária. Mas mantém-se embasado na educação popular em direito humanos, sendo efetivado através de oficinas e visitas periódicas à comunidade.
Contudo, o trabalho não se esgota no sentido universidade-comunidade, havendo necessidade de retorno para o ambiente acadêmico do conhecimento construído com o trabalho de extensão. Surgiu, assim, “Diálogos pés no chão”, momentos de discussão interdisciplinar realizados na UFMA acerca de temas relacionados com o projeto atual.

PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS MEMBROS (PIN)
O NAJUP Negro Cosme informa que iniciará o segundo processo de integração de novos membros de 2011. Tal processo, nesse semestre um pouco mais enxuto, consistirá em duas oficinas, onde serão apresentados aos estudantes os temas e a metodologia trabalhados pelo núcleo.

Segue abaixo a programação:

1º DIA – 29/09 (quinta) / 14:30
 Organização popular e movimentos sociais


2º DIA – 30/09 (sexta) / 14:30
Assessoria Jurídica Universitária Popular - AJUP


As oficinas serão realizadas no Auditório do CCSo (3° andar,bloco E), na UFMA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário